Muita gente usa a internet como repositório de informações pessoais. Muitos salvam suas fotos e documentos em redes sociais, seus recibos de compras em aplicativos, histórico de uso de alguns serviços apenas no site dos serviços, extratos bancários nos sites do bancos e até compartilham todos os fatos de sua vida pessoal com os amigos nas redes sociais. É interessante ver como muitos confiam cegamente em todos os serviços de nuvem que usam.
Eu não sou uma dessas pessoas.
Eu reconheço que muitos dos serviços de nuvem que eu uso quase que diariamente há muitos anos, nunca me causaram nenhum tipo de dor de cabeça com perda de dados ou quaisquer problemas do tipo, mas mesmo assim, quando eu tenho dados que eu considero importantes nesses serviços (sejam da vida profissional ou pessoal), eu SEMPRE tenho uma cópia offline.
A principal razões para isso é para evitar perda acidental de dados. Sejam estas perdas causadas pelo sistema em questão ou mesmo acidentalmente por mim. Errar é humano! E clicar para esvaziar a lixeira na pressa pode literalmente transformar um clique em um grande problema ou até mesmo em um prejuízo!
Um outro motivo também, apesar de raro, é não confiar cegamente nesses serviços, especialmente nos gratuitos. Os termos de uso dos serviços gratuitos nunca são muito favoráveis a voce. Às vezes já é dificil obter um suporte, imagine então tentar recuperar algum dado importante.
Li uma notícia de um hacker que destruiu um serviço seguro de emails (servidores de produção e backup) nos Estados Unidos. Neste caso, estamos falando de um serviço pago, referência na internet como local seguro e privado para seus dados de email. E foi destruído completamente por um hacker. E se voce fosse um cliente desse provedor? Voce estaria desesperado por que seus emails foram pro espaço ou apenas chateado apenas por ter que restaurar sua cópia novamente?
Aqui eu listo 5 importantes fontes de dados que costumam estar na nuvem nos quais se deve ter uma cópia offline
- Emails (yahoo, uol, bol, gmail, outlook, hotmail, etc)
O email ainda é a forma de comunicação mais usada como formalização de transações entre empresas e pessoas. Emails e documentos digitais estão substituindo rapidamente todos os “papeis” que costumávamos arquivar. Sim, as árvores agradecem (e nós também).
Eu uso o email bastante e tenho até mais de um email pessoal. Geralmente, eu prefiro separar meus emails em caixas postais diferentes, por assunto, sempre separando conteúdo de trabalho dos meus assuntos pessoais.
Evidentemente, eu considero vital ter uma pequena rotina de cópia offline dos meus emails.
- Dropbox
O dropbox foi o serviço de compartilhamento de arquivos em nuvem que eu mais usei na vida. Recentemente eles implementaram uma mudança que eu não gostei, limitando os dispositivos em uso pela conta grauita em até 3 e, com isso, provavelmente removeram boa parte dos usuários gratuitos em uso no seu sistema.
Fazer cópia do Dropbox é facil. Basta se certificar que voce possui uma cópia integral (verifique pastas selecionadas) do seu dropbox no seu computador e usar uma das muitas ferramentas de backup para guardar cópia dos dados no seu HD externo.
- Conta do Google
Desde que o google ofereceu o Takeout como forma de exportar seus dados pessoais de todos os seus diferentes aplicativos, eu costumo fazer uma descarga completa de tempos em tempos. Por exemplo, eu tenho uma conta do google onde concentro todo o meu material de cursos e estudo (downloads, PDFs, ebooks, imagens, listas de discussão, videos, cursos online e presenciais, white papers, etc), além, é claro, de toda a propaganda que os sites de cursos online me enviam insistentemente. Apesar de achar muitos das ofertas sensacionais, uso e abuso dos filtros do gmail para filtrar as propagandas para ler depois. Aliás, os filtros do gmail são absolutamente sensacionais.
Veja como fazer o google takeout, passo a passo, no post do Tecnoblog
- Conta da Microsoft
Confesso que uso pouco minha conta da microsoft. Nada contra, muito pelo contrário. Acho que eles possuem excelentes ferramentas em nuvem, mas quando ela começou a oferecer o onedrive, eu já usava o dropbox para tal.
https://account.microsoft.com/account/privacy
- Evernote
Se voce não conhece, o evernote é um software de anotações. O considero uma espécie de concentrador de dados genéricos. Eu guardo bastante coisa pessoal dentro dele, como um histórico de manutenções que fiz no meu apartamento, numeros de protocolo de problemas de certos prestadores públicos de serviços, fotos de recibos de pagamentos, garantias, informações sobre idéias de viagem que li na internet, idéias para posts em certos blogs (aham), etc.
Exportar os dados do evernote é fácil e eu recomendo fortemente que seja feito de vez em quando. Geralmente faço um backup manual dos dados toda vez que faço uma faxina geral nas anotações e (antes de esvaziar a lixeira!), exporto as notas pra um arquivo no meu HD externo.
Se voce não conhece, veja aqui também um post com idéias e truques exclusivos de como usar o evernote da melhor forma possivel.
- Facebook e Twitter
Eu não sou muito fã de redes sociais em si. Prefiro o twitter ao facebook. Alias, eu nem tenho conta de facebook. Entretanto, acho importante ter uma cópia offline do que eu publiquei.
Segue aqui um passo a passo do twitter de como baixar seus dados:
https://help.twitter.com/pt/managing-your-account/how-to-download-your-twitter-archive
E aqui um passo a passo de como baixar seus dados do facebook:
https://pt-br.facebook.com/help/1701730696756992?helpref=hc_global_nav
A experiência de ver os dados que as redes sociais tem sobre voce é algo que não devia ser ignorado.
Bom, e depois de descarregar todos os seus perfis, o que fazer com eles? Eu geralmente copio para um HD externo, deixo esses arquivos guardadinhos lá e marco na agenda para fazer de novo daqui a algum tempo. Geralmente os arquivos desses perfis não são grandes.
Uma outra alternativa de solução de backup de dados é o iDrive.
Bem, estas são as dicas para que voce faça backup dos seus dados. Se seu provedor passar por algum problema, por mais que ele indenize voce, seus dados terão ido para o beleléu. Backup é que nem fazer seguro. Voce faz e reza pra não precisar usar.
Conheça também o iDrive, o sistema de backup que eu uso.