7 Possíveis Soluções Alternativas para migrar o seu Windows 2008 Server

Mais um ciclo de vida de software chega ao fim. Desta vez, o suporte ao Windows 2008 Server será encerrado pela Microsoft. Mais precisamente, em meados de Janeiro de 2020. Se voce ainda possui um servidor rodando o sistema operacional Windows 2008 Server não significa que o software vai deixar de funcionar. Ele continuará funcionando da mesma forma, exceto que, sem receber atualizações de segurança da Microsoft.

Não é preciso dizer que isso é um cenário muito ruim, em especial, se tratando de um servidor.

Não importa pra que voce usa o windows 2008 server, voce vai precisar substituí-lo. O risco de um possivel prejuízo de se usar este sistema sem as devidas atualizações de segurança é muito maior para sua organização do que o custo de fazer um upgrade. É uma decisão ruim manter este sistema em uso sem suporte, independente do cenário.

Migrar seu windows 2008 server corresponde a adquirir um sistema operacional mais moderno. Neste momento, o sistema da Microsoft em uso pelo mercado é o Windows 2019 Server. O seu custo de migração corresponde a licenciar um novo sistema operacional e mais as licenças de acesso dos usuários (CALs). Veja mais na pagina da Microsoft.

Não pode migrar seu sistema? Leia também meu post sobre sistemas legados.

Se voce ainda usa o SQL Server no Windows 2008 Server, voce vai precisar migrar o software do seu servidor. Talvez este seja um bom momento para observar também a data de termino de suporte do seu SQL Server. Talvez seja um bom momento para migrar seu SQL Server para a nuvem também.

Um recurso muito comumente usado em pequenas e médias empresas é o sistema AD (Active Directory) que, a grosso modo, trata-se de um sistema de banco de dados de usuários, permissões, equipamentos e recursos da sua rede local.

Antes de pensar em migrar qualquer tipo de sistema, voce precisa de um backup.

Devido ao custo de licenciamento de um servidor da Microsoft não ser exatamente barato, fiz um levantamento de algumas alternativas interessantes que não envolvem um upgrade do sistema operacional Windows Server. Talvez seja interessante quebrar as barreiras do comum e explorar alternativas de migrar sua empresa para a Nuvem.




Aqui estão 7 possíveis Soluções para migrar o seu Windows 2008 Server

  • Migrar os arquivos para o Google Apps (ou para o Google Drive)

Em se tratando de compartilhamento de arquivos, migrar para o Google Apps pode ser uma solução muito interessante. O google oferece serviço de email corporativo (usando o seu domínio), agenda e contatos através de sua suite na nuvem. Este cenário é muito bom, em especial para aquelas empresas que ainda usam aqueles terríveis serviços de emails de provedores. Além destas ferramentas, o Google também oferece o google Drive, que pode ser uma alternativa muito interessante em termos de custo para abrigar os seus arquivos diretamente na nuvem e permitir o compartilhamento deles de forma mais orgânica. Leia meu post completo sobre o Google Apps.

Leia tambem como usar o Google Drive na sua empresa SEM precisar contratar o Google Apps.

  • Microsoft Azure

A propria Microsoft também possui soluções de nuvem interessantes. Uma alternativa bem prática em termos de custo seria migrar seus usuários para o Office 365. Além de contar com soluções de email corporativo da Microsoft, sua empresa ainda teria acesso às licenças de uso dos programas da suite office. Leia mais no meu post completo sobre O Microsoft Office 365.

Uma outra boa sinergia com relação à solução da Microsoft é o caso de voce também usar o seu SQL Server. A empresa oferece soluções interessantes sobre o seu banco de dados. Leia mais no meu post sobre SQL Server no Azure.

  • AWS

Ainda no cenário de migrar para a nuvem, a Amazon também oferece uma robusta infra-estrutura para sua empresa.

  • Dropbox

Se sua empresa já possui uma solução de email corporativo em uso e sua necessidade é apenas para compartilhar arquivos que estão no servidor Windows 2008 Server, não precisa procurar mais nada. O Dropbox oferece a melhor solução de compartilhamento de arquivos em nuvem do mercado. Seu cliente é brilhante e suporta diversos sistemas operacionais. Espero que não haja nenhuma dúvida em qual é o sistema favorito do autor deste site. Leia mais sobre o fantástico dropbox aqui.

  • OwnCloud (ou private cloud)

Uma solução alternativa para aqueles que estão preocupados com a privacidade dos serviços acima listados, seria criar sua propria nuvem privada e usar um sistema de compartilhamento de arquivos, como o Owncloud. Uma das vantagens em se usar sistemas deste tipo é justamente não ficar na dependencia de nenhuma tecnologia proprietária das grandes empresas do mercado. Uma outra vantagem é poder contar com um consultor que irá implementar a solução. Conheça mais sobre nossa solução completa de nuvem para sua empresa, usando Zimbra e Owncloud aqui.

  • Linux Server

Se voce não gosta da idéia de ir pra nuvem, voce tambem pode usar o linux como um sistema de compartilhamento de arquivos interno e dar adeus a todo tipo de cobrança de licença. Conheça nossa solução completa de um servidor de arquivos em linux.

  • Virtualização

Muitas empresas enfrentam problemas de migração de sistemas de servidores pois utilizam sistemas terceirizados para atender a algumas atividades da empresa. Alguns exemplos são softwares de contabilidade, CRMs, programas da receita, etc. Muitas vezes não é possivel abandonar a plataforma do Windows Server pois este é um requisito do tal sistema. Este tipo de cenário certamente agrega uma complexidade ao processo de migração. Porém, em alguns casos, o sistema acaba sendo pouco usado pela empresa e poderia ser separado perfeitamente do ambiente do Windows Server e virtualizado em uma solução externa. Dependendo do cenário, até mesmo um Windows de desktop, como o Windows 10. Se o orçamento para cuidar do sistema é um pouco mais generoso, até mesmo uma solução em nuvem no Azure pode resolver o problema. O importante neste cenário é sempre ficar atento ao backup dos dados do sistema.

Com isso, temos 7 possiveis alternativas de como lidar com o upgrade do seu Windows 2008 server. Qual decisão tomar dependerá um pouco do orçamento disponível para o projeto e do ambiente de cada sistema.

Um outro detalhe importante ao lidar com sistemas operacionais que estão chegando ao fim de suporte pelo fabricante é decidir o que será feito com o servidor antigo uma vez que o processo de migração já tenha sido concluído. Até quando ele deve ficar arquivado? Sob que condições o servidor antigo (hardware) deve ser armazenado? Será que é interessante fazer um registro da imagem dele após seu arquivamento?

Se for do seu interesse, converse comigo sobre o seu ambiente. Talvez eu possa ajudar.  🙂

Voce tem alguma outra estratégia para lidar com um sistema operacional que está morrendo? Seus comentários são sempre bem vindos.