Bloqueio do Mega.nz

Uso os serviços gratuitos do site Mega.Nz para backup pessoal de alguns instaladores de software do linux, visto que seu cliente de sincronização funciona muito bem nesta plataforma. E recentemente, me deparei com alguns problemas estranhos de conexão, como o exemplo abaixo:

Failed to fetch https://mega.nz/linux/MEGAsync/xUbuntu_18.04/./InRelease 
Cannot initiate the connection to mega.nz:443 (2001:67c:1998:2212::10). 
connect (101: Network is unreachable) Cannot initiate the connection to mega.nz:443 (2001:678:25c:2215::553). 
connect (101: Network is unreachable) Could not connect to mega.nz:443 (89.44.169.135), connection timed out 
Could not connect to mega.nz:443 (31.216.148.10), connection timed out
Some index files failed to download. They have been ignored, or old ones used instead.

Tambem notei que o site do Mega.Nz não estava entrando.

Depois de umas pesquisas aqui e ali, descobri pelos sites do tecmundo e do tecnoblog que está havendo um bloqueio judicial ao servidor do mega.nz.

Na conta do Twitter do Mega.nz, vi as seguintes mensagens:

Li no site do tecnoblog que:

“O Tecnoblog apurou que a autora do processo é a Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA). Procurada, a entidade confirmou que possui processos contra sites que promovem a pirataria, mas como eles correm em segredo de justiça, preferiu não se posicionar sobre o assunto.”

Ou seja, podemos imaginar que haja algum tipo de conteúdo pirata sendo distribuído nos servidores do Mega e a associação pediu bloqueio judicial do dominio mega.nz inteiro. Copia ilegal de software, filmes e música é um problema gravissimo, que assola o mundo inteiro e a Mega certamente deveria tomar providências imediatas e inspecionar o conteúdo reportado com seriedade, mas também não podemos deixar de apontar que bloquear um sistema de sincronia de arquivos por todo o país me parece como uma solução bastante preguiçosa. Onde estão os direitos dos clientes que usam o Mega.Nz de forma legítima e não tem nada a ver com o problema? Por que essa associação tem o direito de bloquear acesso a um sistema de terceiro de forma tão restritiva? Isso é o equivalente a uma emissora de TV anunciar um comercial de produto irregular e a justiça mandar suspender a transmissão do canal no país inteiro por conta disso. O mega nesse caso é apenas o veículo usado para esse fim irregular, que certamente deve ser apurado e resolvido.

Enfim, só nos resta esperar que esse problema seja resolvido logo, que o suposto conteúdo pirata seja removido e que o sistema do Mega.Nz volte a atender seus clientes legítimos o quanto antes.

Voce tambem pode burlar o bloqueio usando uma VPN, como a Unlimited VPN.



Deixe uma resposta