Uso os serviços gratuitos do site Mega.Nz para backup pessoal de alguns instaladores de software do linux, visto que seu cliente de sincronização funciona muito bem nesta plataforma. E recentemente, me deparei com alguns problemas estranhos de conexão, como o exemplo abaixo:
Failed to fetch https://mega.nz/linux/MEGAsync/xUbuntu_18.04/./InRelease Cannot initiate the connection to mega.nz:443 (2001:67c:1998:2212::10). connect (101: Network is unreachable) Cannot initiate the connection to mega.nz:443 (2001:678:25c:2215::553). connect (101: Network is unreachable) Could not connect to mega.nz:443 (89.44.169.135), connection timed out Could not connect to mega.nz:443 (31.216.148.10), connection timed out Some index files failed to download. They have been ignored, or old ones used instead.
Tambem notei que o site do Mega.Nz não estava entrando.
Depois de umas pesquisas aqui e ali, descobri pelos sites do tecmundo e do tecnoblog que está havendo um bloqueio judicial ao servidor do mega.nz.
Na conta do Twitter do Mega.nz, vi as seguintes mensagens:
Li no site do tecnoblog que:
“O Tecnoblog apurou que a autora do processo é a Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA). Procurada, a entidade confirmou que possui processos contra sites que promovem a pirataria, mas como eles correm em segredo de justiça, preferiu não se posicionar sobre o assunto.”
Ou seja, podemos imaginar que haja algum tipo de conteúdo pirata sendo distribuído nos servidores do Mega e a associação pediu bloqueio judicial do dominio mega.nz inteiro. Copia ilegal de software, filmes e música é um problema gravissimo, que assola o mundo inteiro e a Mega certamente deveria tomar providências imediatas e inspecionar o conteúdo reportado com seriedade, mas também não podemos deixar de apontar que bloquear um sistema de sincronia de arquivos por todo o país me parece como uma solução bastante preguiçosa. Onde estão os direitos dos clientes que usam o Mega.Nz de forma legítima e não tem nada a ver com o problema? Por que essa associação tem o direito de bloquear acesso a um sistema de terceiro de forma tão restritiva? Isso é o equivalente a uma emissora de TV anunciar um comercial de produto irregular e a justiça mandar suspender a transmissão do canal no país inteiro por conta disso. O mega nesse caso é apenas o veículo usado para esse fim irregular, que certamente deve ser apurado e resolvido.
Enfim, só nos resta esperar que esse problema seja resolvido logo, que o suposto conteúdo pirata seja removido e que o sistema do Mega.Nz volte a atender seus clientes legítimos o quanto antes.
Voce tambem pode burlar o bloqueio usando uma VPN, como a Unlimited VPN.
Parece que o site do Mega.Nz foi liberado finalmente.