Prós e contras: Pontos Positivos do WordPress

Wordpress logoHoje vou listar todos os pontos que considero positivos ao criar um site em wordpress para sua empresa, blog, sistema ou loja.

Em primeiro lugar, o WordPress é um sistema aberto e gratuito desenvolvido em linguagem PHP para atender a necessidade de se criar blogs. Mais tarde, ele evoluiu para se tornar uma plataforma mais robusta de publicação de conteúdo em geral. O seu grande trunfo é justamente possuir uma infinidade de plugins e temas que estendem sua funcionalidade original. Por causa disso, o WordPress se tornou um dos sistemas de publicação de conteúdo mais populares da internet.

Aqui vou listar algumas vantagens em se usar o wordpress como seu site institucional, sistema ou blog:

Facilidade na instalação

Um dos motivos da popularização massiva do WordPress na internet é que ele é um produto fácil de instalar e usar. Muitos provedores usam mecanismos automatizados para instalar o wordpress mediante sua contratação. Em teoria, uma vez que escolha seu tema e defina seu conteúdo, voce já pode dizer que tem um website, sistema ou blog novo. Ter um sistema web que já permite uma série de automações significa economia de tempo e dinheiro. Ou seja, seu website estará pronto mais rápido e voce poderá usufruir dos recursos dele mais cedo.

Variedade de Temas

Justamente por ser aberto e flexível, o WordPress possui um mercado online enorme de temas para voce criar o seu website. Além de possuir muitos temas prontos gratuitos, existem lojas especializadas em comercializar temas especiais para voce comprar. Muitas delas vendem temas a preços bastante acessíveis. E podem ser instalados diretamente pelo sistema do proprio wordpress, seguindo um passo a passo simples.

wordpress admin

Variedade de Plugins

Além dos temas, o wordpress ainda possui um gigantesco mercado de plugins. E, da mesma forma que os temas, o sistema possui plugins gratuitos e pagos. Plugins estendem a funcionalidade original do wordpress para cirar novas ferramentas de uso. Veja abaixo alguns exemplos de plugins muito usados:

Integração

Além da facilidade dos plugins e temas, o WordPress ainda tem mais um trunfo na manga: Sua plataforma se integra facilmente a diversos mecanismos populares na internet. Uma das maiores integrações possíveis é com sistemas de anuncios automatizados, que podem trazer lucro para o site. Dependendo da popularidade de um site, esse modelo de negócios se torna bastante interessante.

Além da integração com sistemas de anuncios, vários serviços na internet criaram mecanismos API ou mesmo plugins especiais para se integrar a websites em wordpress. Facebook e twitter oferecem recursos gratuitos e faceis para que um sistema wordpress publique ou mesmo compartilhe conteúdo personalizado em suas redes sociais. Esse tipo de mecanismo estimula os visitantes do site a interagir e divulgar seu conteúdo de forma fácil, rápida e objetiva.

Flexibilidade e Codigo Fonte Aberto

Todo o ecosistema de plugins, temas e integradores só foi possivel por que o wordpress é um sistema de código fonte aberto e livre. Qualquer pessoa ou empresa pode ter uma idéia e criar um plugin específico para isso e explorar o mercado que o wordpress criou. Pode inclusive publicar na propria loja deles. Um bom exemplo disso é o sistema WooCommerce, que traz diversas funcionalidades e comércio eletrônico ao seu wordpress.

Além de suporte e integração com outros sistemas web, existe um vasto mercado de designers e programadores profissionais independentes que usam e desenvolvem projetos de clientes, criando um amplo mercado de soluções para esse sistema.

Suporte em multiplos provedores

Existem incontáveis provedores no Brasil e no mundo que oferecem suporte ao wordpress. E justamente por que o WordPress padroniza sistemas web, muitos provedores incentivam seu uso através de planos de hospedagem especiais para websites (e até lojas) com desconto usando wordpress. Conheça um parceiro do GNCloud especificamente desse segmento:




Deixe uma resposta