Keepass – Um banco de dados de senhas seguro

O keepass é, sem muitos floreios, um banco de dados seguro para armazenar seus logins e senhas.  É uma ferramenta opensource, grauita, disponível em multiplas plataformas.

Trata-se de um software muito útil, visto que não é uma boa idéia que voce tenha a mesma senha em todos os seus serviços e recursos online.



Ele conta com os seguintes recursos:

  • 100% gratuito;
  • Codigo fonte aberto;
  • Arquivo de senhas salvo offline, sob seu controle;
  • Gera senhas seguras para voce;
  • Possui versões portáteis e instaláveis;
  • Roda em Windows e Linux;
  • Possui tradução e manual em portugues do Brasil;
  • Permite importar arquivos (como chaves de segurança, etc);

Não existe maior polêmica hoje em dia em assuntos de internet do que senhas. Vivemos em uma época de serviços online para absolutamente tudo e as senhas são parte intrínseca de todo serviço online. Apenas bancos e instituições financeiras hoje em dia exigem biometria e/ou tokens de seus clientes. Para todo o resto, basta uma palavrinha mágica para abrir um sistema de serviços.

Apesar de toda a praticidade desse mundo de serviços online, vazamento de dados e senhas por parte de serviços online são uma triste realidade em todo o mundo. Aqui no Brasil não é exceção e, até pouco tempo atrás, nem sequer era obrigatório que um prestador de serviços reconhecesse que havia acontecido um problema de segurança de dados com seus clientes.

Diante disso, aquela senha especial que voce tinha e usava para todos os seus logins pode estar com os dias contados. Muitos prestadores de serviço estão obrigando seus clientes a usarem senhas mais difíceis, com maiusculas e minúsculas, simbolos, numeros, etc. E, acredite, isso é muito bom para a segurança da sua conta e proteção dos seus dados. Afinal, não faz nenhum sentido comprar o cofre mais seguro do mundo e colocar 123456 como a combinação dele, não é mesmo?

O keepass tem uma interface agradável e permite a voce armazenar os seus logins e senhas, separados em grupos, subgrupos com vários níveis, permitindo até aos mais exigentes se organizarem de forma bastante lógica.

Senhas na nuvem

Para ser muito franco, eu não sou muito fã dos serviços de armazenamento de senhas na internet. Tenho certeza de que todos são muito seguros, mas eu ainda prefiro ter o meu arquivo comigo.

Entretanto, a idéia de consultar uma senha de um serviço qualquer enquanto estou na rua é muito interessante. Para fazer isso, eu simplesmente salvo o meu arquivo de senhas dentro do serviço do dropbox, google drive ou one drive da microsoft e uso um desses clientes para abrir meu arquivo. Todos esses clientes de nuvem possuem tambem uma opção para salvar o arquivo diretamente no celular, ou seja, eu tenho acesso ao meu arquivo de senhas até mesmo sem internet no celular…

Eu costumo tambem fazer com que o local do meu arquivo de senhas seja salvo no meu cliente de nuvem, justamente para que toda alteração que eu faça ao longo do tempo seja salva para a nuvem imediatamente. Além de ter o arquivo salvo na internet, eu ainda usufruo do recurso de que o drive salva várias cópias do meu arquivo. Dessa forma, caso eu faça uma bobagem e apague ou sobrescreva uma senha no lugar errado, basta voltar com o arquivo anterior.

E para abrir o arquivo de senhas, eu uso o app KeepassDroid, disponível gratuitamente no Google Play Store do android:

O arquivo do keepass de windows e linux é completamente suportado pelo APP.

Com isso, tudo que voce tem a fazer é criar uma senha forte para proteger seu banco de senhas. E sua senha é forte o bastante para proteger seu arquivo?

Voce pode testar sua senha aqui:  https://howsecureismypassword.net/

Agora, se voce for realmente paranoico quanto a armazenar arquivos de senhas em drives online, aguarde o proximo post sobre como proteger seus arquivos na nuvem.

Deixe uma resposta