Usando o Evernote como repositório de informações

Conforme eu já havia escrito antes, o evernote é um excelente software para anotações e controle de informações pessoais e profissionais. Este pequeno serviço de notas em nuvem tem dois grandes aliados na hora de te ajudar com o controle de e armazenamento de informações: Um ótimo APP e um plug-in de browser espetacular. Vamos a eles.

Existem três partes principais que levo em conta quando preciso de um software para anotações pessoais

1) Coleta de dados

O evernote possui um excelente app, tanto para Android como para iOS. Além dos recursos esperados, eu acho muito util o recurso de criar uma anotação sobre algum assunto e poder tirar uma foto com o celular de um comprovante, um produto, um local, etc e poder integrar essa informação direto na nota. Ele ainda cria um pequeno preview da foto que tirei na listagem, então localizar a nota que eu preciso é quase imediato.

Também uso o recurso de gravação de audio quando estou na rua, ocupado e não posso parar para anotar nada. Abro o evernote, crio uma nova nota, mando gravar e ele mesmo salva o audio pra mim. Mais tarde, ouço no computador e já separo para anotar em texto a idéia ou o lembrete.

Um outro recurso que eu não consigo mais viver sem é o plug-in de navegadores. Em resumo, ele me permite copiar diretamente no meu evernote qualquer tipo de informação que eu tenha no navegador: Um texto, uma imagem, captura de tela, um endereço de site, dentre outros.

Uso muito esse recurso quando estou pesquisando preços de produtos ou de serviços. Ou tambem quando estou estudando uma solução para algum problema especial. Veja uma página de exemplo do evernote aqui.

Eu ensinei minha mãe a tirar fotos de produtos no supermercado e na farmácia para ficar com um histórico de preços dos produtos para não pagar mais caro. Ah, e um amigo meu usa o evernote para colecionar piadas e memes da web. Bom, cada um na sua  😉

2) Organização

De nada adianta voce ter uma quantidade enorme de informações no seu evernote se sua lista estiver uma bagunça. O evernote possui vários recursos para te ajudar a organizar seus dados, como tags, agrupamento de notas em cadernos, compartilhamentos de informações com outros usuários, etc.

Uso muito o sistema de tags nos meus cadernos e anotações. As vezes tenho uma idéia brilhante de solução para um cliente e coloco o nome do cliente na tag daquela nota. Outra tag (muito manjada, é verdade) é a “Pendete”. Ou seja, coloco a tag em todos as minhas anotações de assuntos que ainda estão pendentes de solução ou mesmo de execução. Depois é só clicar na tag pendentes e ter uma lista de todas as pendencias que tenho em aberto. E isso é muito importante no próximo tópico.

3) Localização de dados

Por mais organizados que seus cadernos do evernote estejam, é muito comum o repositório ficar cheio de anotações depois de um tempo de uso. E nessa situação fica complicado localizar tudo que voce precisa em um instante. Além das tags que citei no tópico anterior, o evernote conta com uma excelente ferramenta de busca. E, se voce autorizar, ele ainda se conecta ao buscador google (através do plugin) para acrescentar na tela do proprio navegador, informações que voce já coletou antes.

4) Segue minha lista de sugestões do que voce devia guardar no Evernote

  • Relacionamento com empresas de telefonia. Aqueles numeros de protocolo intermináveis, data e hora da ligação, nome da atendente, qual foi o problema e, como de costume, aquela tag “Pendente” me vem a cabeça neste momento.
  • Consultas médicas, receitas e dados de saúde. Por que eu não consigo lembrar nem o que eu almoçei ontem, o que dirá o que o médico me disse na ultima consulta. Acho vital escrever o que foi conversado, o que foi receitado, etc. Tambem acho útil guardar a embalagem do remédio para saber qual a dosagem certa sem precisar da receita.
  • Atas de reuniões de trabalho.
  • Cupons de desconto.
  • Receitas de culinária e meus proprios acertos (e deslizes).
  • Planos de estudo
  • Lista de prestadores de serviço
  • Projetos pessoais
  • Planos de viagens de férias
  • Cópias de alguns documentos pessoais

Enfim… A lista pode ser interminável. O evernote é muito pratico e muito bom. Sua plataforma suporta português do Brasil e tem softwares para Macintosh e Windows, além dos Apps que já mencionei.

Clique aqui para criar sua conta gratuita no evernote

Deixe uma resposta