Prós e contras: Pontos Negativos do WordPress

Nem tudo são flores. Tudo tem seus pros e contras. Este é a continuação do artigo anterior, onde eu listei todas as vantagens de usar o wordpress como sistema de gestão de conteúdo para seu site. Aqui vou listar todos os pontos que eu considero negativo.

Antes de mais nada, quero frisar que pontos negativos não são exatamente defeitos ou problemas. São questões que devem ser levadas em conta na decisão de se usar o wordpress como gestor de conteúdo.

Facilidade na instalação, Dificuldade na manutenção

Aqui existe uma dualidade no que se refere à palavra “facilidade”. Apesar do processo automatizado de instalação de um wordpress ter se tornado cada vez mais fácil com o passar do tempo, isto ainda não é exatamente uma tarefa trivial. A Instalação de plugins e/ou temas, dependendo do cenário, pode causar problemas que não são facilmente reversíveis. Existem recursos do wordpress que, caso executados por alguem que não tenha acesso completo a configuração do servidor web, podem mesmo fazer com que seu website deixe de funcionar com um clique de mouse.

A solução é ter sempre o contato de um prestador de serviços experiente na gestão de sistemas e sites do wordpress, que possa auxiliar sua equipe nos momentos difíceis.

A Variedade de Temas e Plugins

Apesar de existir um vasto ecosistema tanto de temas como de plugins disponíveis para uso direto no wordpress, saber identificar quais destes devem ser usados não é uma tarefa fácil. Um erro na escolha de um plugin pode lhe trazer graves problemas no futuro. Já participei de serviços de recuperação de websites invadidos por causa de plugins gratuitos que perderam o suporte de seus autores na loja do wordpress e, com isso, tinham problemas de vulnerabilidades não corrigidos. O risco em usar um plugin desse tipo é o custo que voce terá para substituí-lo depois que seu website já estiver em produção.

Certamente, é muito mais barato escolher um plugin ou tema que custe US$ 10 e manterá o desenvolvedor interessado na manutenção do que gastar milhares depois para um programador consertar todos os problemas decorrentes do plugin gratuito. Certamente um plugin gratuito nesse cenário é muito mais caro do que um plugin pago.

  • Prefira sempre plugins e temas que tenham lojas e empresas por trás de sua manutenção.
  • Prefira plugins que tenham muitos usuários e muitas instalações.
  • Leia sempre sobre os plugins que voce se interessou. Veja se o desenvolvedor presta suporte adequado.
  • Se atente à data de lançamento da ultima versão do plugin. Ele é antigo? Tem mais de um ano? Cuidado. Ele já pode estar abandonado.

Este é um ponto bastante polêmico de todo software que possui abertura para plugins de terceiros. É preciso muito cuidado nesta parte.

A solução é contar com alguem com experiência comprovada não apenas em wordpress, mas em conhecimentos de Web em geral, pois este sistema requer um cuidado especial.

Falta de suporte de Provedores

Muitas vezes os provedores de hospedagem na internet não fazem muito mais do que apenas ajudá-lo na instalação de plugins. Já vi muitos casos onde o suporte técnico do provedor apenas irá orientá-lo a procurar um programador especializado. Até mesmo em casos onde o problema do seu site está sendo causado pela propria infra-estrutura daquele provedor. Se seu website é um canal importante com seu cliente, talvez a melhor solução seja ter seu proprio servidor em nuvem, em detrimento de uma hospedagem compartilhada.

Segurança

Existem muitas soluções baseadas em wordpress. Isso significa que tentar invadir blogs e websites em wordpress pode ser interessante para hackers. Existem muitas e muitas ferramentas que permitem que hackers inspecionem websites que usam esse sistema e busquem vulnerabilidades para explorar. Muitas vezes nem importa o tamanho do seu blog ou site.

A solução é contar com alguem com experiência na administração e manutenção de sistemas em wordpress para evitar prejuízos.

Enfim, repito: é facil ver que nem tudo são flores. Apesar de contar com todo um ecossistema de temas e plugins pronto, manter e criar um wordpress dá trabalho e não é tão simples.

 




Deixe uma resposta